Monday, March 12, 2007

Série Viagens . Africa do Sul


A caminho de Calvinia . Agosto 2005
Nenhures . África do Sul

Saídos da Cidade do Cabo, numa incursão para norte e depois este, para o interior do país já no Northern State, fomos visitar Calvinia. Mais por causa das estradas e paisagens do que propriamente pela cidade, da qual sabiamos pouco.

Montanhas de “topo cortado à faca” à livro do Lucky Lucke e estradas de terra batida num estado de meter inveja ás nossas de alcatrão, come-mos quilómetros de planície e planalto até chegar-mos ao nada no meio de nenhures - Calvinia.

Parada no tempo, no tempo do apartheid, Calvinia é tal e qual aquelas cidades norte americanas que gostamos de prender no nosso imaginário... onde pouco mais existe que uma bomba de gasolina e umas míseras casas ao longo da estrada principal. Não se vê vivalma na rua. Olhando melhor descobrem-se pessoas... o contraste grita entre a condição dos negros e o anafado dos brancos. Parece que voltámos atrás no tempo.
Alojámo-nos por detrás da Bomba de gasolina. Numa pensão, ou numa coisa muito parecida, e fomos jantar ao restaurante da bomba. O sítio tinha um nome do género “nem sei quantas milhas”, numa óbvia referencia à sua situação geográfica junto da estrada. O menu recheava-se de carnes, pizzas e doces.

Já nem me lembro o que comi, mas na minha cabeça ficou a imagem de dois adolescentes loirinhos, anafados e luzidios, debroçados sobre duas pizzas gigantes que engoliram enquanto o diabo esfrega o olho. Impressionante. Imagem do mundo em consumo rápido.

3 comments:

Anonymous said...

gosto muito do diário.

Anonymous said...

é o género de coisas que mal vejo pela manhã me tira toda a vontadinha de continuar aqui no buraco a fingir que trabalho..a partir de hoje só vejo este blog ao fim da tarde.

bird

voltaemeia said...

É pá... foi sem querer... ;)

Blog Archive

About Me

Visited 26 countries (11%)

Este mapa dá para ir mantendo a perspectiva da Globalidade do assunto... Sim... eu sei que a mancha é grande e até parece muito... Mas aqui as manchas maiores equivalem a Macau + Hongkong = China; Nordeste = Brasil; Califórnia + New York = USA, e assim até parece que já estive no Alaska, no Bornéu, na Papua Nova-Guiné, etc... Ui que vistaço!!! create your own visited country map